7 curiosidades sobre energia solar que voc ainda no sabe

As pessoas têm usado o sol como fonte de calor por milhares de anos. Contudo, somente a partir dos avanços tecnológicos ocorridos nos últimos anos, é que foi possível aproveitar plenamente esta fonte de energia.

Hoje, mais de meio milhão de brasileiros já utilizam a tecnologia fotovoltaica que popularizou e viabilizou a autogeração energética.

Pensando nisso, separamos algumas das principais curiosidades sobre a energia solar que você provavelmente ainda não sabia. Entenda!

  1. Trem solar na América Latina

O trem conhecido como “Tren de la Quebrada”, que tem apenas um vagão, foi equipado com placas solares em seu teto para alimentar a operação da locomotiva. Ele, provavelmente será primeiro trem turístico da América Latina movido por energia solar.

  1. Vidro Fotovoltaico

Nessa inovação tecnológica, as células transparentes são colocadas entre duas lâminas de vidro, o que permite a passagem de luz ao mesmo tempo em que permite a geração de energia elétrica.

Além disso, a fabricação desses vidros fotovoltaicos também pode ser feita em diferentes cores, aumentando ainda mais a vantagem estética da tecnologia.

  1. Células fotovoltaicas a partir de frutas

Essa inovação é um tanto quanto inusitada. Segundo cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia Roorkee (IIT), eles desenvolveram um estudo que comprova que o pigmento das frutas jamelão, framboesa, cereja e mirtilos, a antocianina, pode absorver a luz solar, o que possibilita a fabricação de células fotovoltaicas.

  1. Fonte energética utilizada pela NASA

 Desde 1960, os painéis solares são as fontes de energia mais utilizadas nas missões espaciais. À princípio elas eram usadas apenas para abastecer os rádios, gerando quantidades pequenas de energia. Atualmente, com os avanços das tecnologias, a energia solar abastece jornadas inteiras e possui amplo crescimento da exploração do espaço pelo homem.

  1. Usina solar em forma de panda

Na cidade de Datong, na província de Shanxi, no norte da China, a primeira usina em forma de panda foi construída, ocupando uma área equivalente a mais de 140 campos de futebol. 

Além de ter capacidade instalada de 100 MW (megawatt), a “Datong Panda Power Plant” apresenta um espaço educativo para jovens aprenderem sobre a tecnologia e sobre os benefícios da energia solar.

  1. Taxa zero de poluentes

A energia solar trabalha de forma 100% limpa, transformando a radiação do sol em energia elétrica, o que a torna atrativa principalmente para quem deseja contribuir com o meio ambiente.

Além disso, a energia solar apresenta uma das melhores soluções para a sociedade que necessita de novas ações alternativas, tecnológicas, econômicas e sustentáveis nesse momento de crise e desgaste ambiental.

  1. Benefícios mesmo à noite

Ainda que não haja produção energética à noite, o excedente gerado durante o dia é direcionado para a rede distribuidora e transformado em crédito para ser usado pelo consumidor em momentos em que não há produção de energia. Esses créditos energéticos trazem mais comodidade e podem ser utilizados em até 60 meses.

E você, já conhecia essas curiosidades? Para mais artigos como esse, acesse nosso blog e fique por dentro dos principais conteúdos sobre a energia solar!