O que são fontes de energias renováveis

Nos últimos anos, a sociedade tem demonstrado maior preocupação e interesse em desenvolver tecnologias capazes de reduzir os impactos negativos ao meio ambiente. 

Dessa forma, soluções mais ecológicas foram surgindo nos mais diversos setores, como é o caso do setor de energia, com as fontes renováveis menos prejudiciais do que as fontes convencionais, como a queima de combustíveis fósseis.

Neste artigo, entenderemos mais a fundo o que são as fontes renováveis, seus benefícios e importância. Confira!

Fonte de energia renovável

Antes de mais nada, vamos esclarecer que fontes de energia são os recursos naturais ou artificiais utilizados pela sociedade para a produção de algum tipo de energia. Podendo ser classificadas de duas formas: renováveis e não renováveis.

As renováveis são aquelas que possuem origem natural e são encontradas em abundância na natureza, além de possuírem um ciclo de renovação mais rápido. 

É muito importante ressaltar que mesmo sendo renováveis, nem todas as fontes são inesgotáveis, como é o caso da água, que pode acabar caso não adotemos um consumo mais consciente.

Outro fator bastante relevante é que ser uma fonte renovável não significa ser uma fonte totalmente limpa. A biomassa, gerada a partir da queima de substâncias orgânicas, por exemplo, emite agentes poluentes ao ser produzida, ainda que em baixa escala, causando pequenos impactos.

Principais tipos de energia renovável

Os três tipos mais comuns são: hidrelétricas, energia eólica e energia solar.

Hidrelétricas

Essa é a principal fonte de energia elétrica do Brasil, tendo em vista o grande potencial que o país apresenta com relação à disponibilidade de bacias hidrográficas. 

Nesse modelo, há o aproveitamento da água dos rios para a movimentação das turbinas de eletricidade.

Como dissemos anteriormente, esse modelo se classifica como renovável, pois é um recurso com bom ciclo de renovação na natureza, contudo não é uma fonte inesgotável. Além disso, ainda apresenta alguns impactos no meio ambiente, como a transformação do ecossistema local e as alterações no clima, tornando-o mais úmido. 

Energia Eólica

A energia gerada pela força dos ventos funciona a partir de grandes hélices que movimentam as turbinas e assim produzem energia elétrica. 

Apesar de ser considerada inesgotável, infelizmente também apresenta seus impactos no meio ambiente, como a poluição sonora pelos enormes ruídos e a morte de pássaros, que muitas vezes vão de encontro às hélices em movimento.

Energia Solar

Por último, mas não menos importante, temos a energia solar, gerada a partir de painéis solares que convertem a luz do sol em energia elétrica graças ao efeito fotovoltaico. 

Essa fonte de energia bastante promissora, não emite gases poluentes, não impacta o ecossistema local e nem produz ruídos incômodos, sendo, então, considerada também uma fonte 100% limpa e sustentável.

Em  suma, pudemos perceber como as fontes renováveis são importantes para o meio ambiente e para preservação dos recursos naturais, além de entender algumas das razões pelas quais a energia solar se destaca dentre os modelos de energia existentes.

Gostou desse conteúdo? Então, continue nos acompanhando para mais artigos e temas como esse. 

Para mais informações, entre em contato com a nossa equipe!