Voc conhece todos os componentes de um sistema fotovoltaico

A Energia Solar é uma fonte limpa, renovável e considerada inesgotável, bastante difundida no Brasil e com potencial de crescimento cada vez maior.

O sistema fotovoltaico é responsável pela captação da radiação solar e pela transformação em energia elétrica. E para essa produção, alguns componentes são necessários. Vamos entender mais a fundo sobre cada um desses componentes a seguir. Acompanhe!

Painéis solares

Os painéis solares são essenciais para geração da energia. São neles que encontramos as células fotovoltaicas, capazes de converter a luz do sol em energia elétrica.  Além disso, a maioria dos painéis são construídos a partir do silício e apresentam vida útil de mais de 25 anos. 

Inversores

Os inversores são componentes extremamente importantes para o sistema de energia solar. Isso porque são eles os responsáveis pela transformação da energia elétrica de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA), necessária para utilização dos aparelhos elétricos.

Medidor bidirecional

Este medidor em seu visual se assemelha a um relógio de energia comum, porém tem funções extras, ele mostra energia consumida e também a injetada na rede.

Nas situações em que a geração de energia é maior que o consumo, o medidor bidirecional também exerce a função de registrar a energia que foi concedida de volta à rede da distribuidora, calculando então os seus créditos energéticos.

Equipamentos elétricos

A fim de manter a segurança e garantir o bom funcionamento do sistema fotovoltaico, existem alguns materiais, como os disjuntores, conectores e cabeamento elétrico. 

Vale ressaltar também que esses cabos necessitam de um revestimento diferenciado para aguentar a incidência constante de luz solar e calor, além de ainda suportar a tensão de cada sistema fotovoltaico. Por isso, hoje, o mercado oferece cabos específicos para instalações fotovoltaicas. 

Estrutura

Na maioria das vezes, as estruturas são feitas com aço inoxidável ou alumínio, materiais bastante resistentes ao tempo. Essas estruturas servem de apoio e sustentação aos módulos fotovoltaicos, levando em consideração o local, o material das placas e a inclinação.

Segundo dados da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), o Brasil apresenta mais de 411 mil usinas fotovoltaicas conectadas à rede em funcionamento no país, que favorecem mais de 500 mil unidades consumidoras.

Isso tudo se torna possível graças aos componentes do sistema fotovoltaico vistos anteriormente, e instalados corretamente, que possibilitam que milhões de pessoas utilizem de uma energia elétrica 100% limpa e sustentável.

E você, já sabia sobre esses componentes e suas funções dentro do sistema? Para entender mais sobre a energia solar, acesse nosso blog e fique por dentro de outros conteúdos relacionados ao setor.

Se precisar, entre também em contato com os nossos especialistas para sanar as suas dúvidas, estamos à disposição!